O Coletivo Perifatividade levou às salas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Junior (Gonzaguinha), o projeto “Perifatividade nas Escolas”, contemplado pelo PROAC (Programa de Ação Cultural) Saraus Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de SP.
Na verdade, as ações do Coletivo nas instituições de ensino vêm já de 2011, na EMEF Olavo Fontoura, no Jd. Clímax. No mesmo ano e em 2012, Perifatividade é contemplado pelo Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) da Secretaria de Cultura Municipal de SP, sendo que neste último, lança a Antologia “Perifatividade nas Escolas”, livro de poemas exclusivamente dos alunos das duas EMEF’s citadas. Este ano, o Coletivo volta às escolas com um projeto bem mais intenso, composto de oficinas de criação literária diretamente com os alunos, além de um Sarau ao fim do mês trabalhado e outro para o lançamento da segunda antologia homônima, com as criações de literatura e ilustrativas dos alunos.
Com todas as salas e um público inicialmente tímido, o Coletivo fez a primeira apresentação do projeto nesta terça, 12/03, no Gonzaguinha. Alguns já conhecem o trabalho do Coletivo, e inclusive a única experiência que tiveram com Sarau, foi a intervenção do Coletivo no mesmo local, já que alguns estiveram na escola o ano passado.
Vencendo a timidez inicial, as mulheres e meninas foram mais corajosas. Leram poesias coletivas, próprias, cantaram rap e os homens e meninos aos poucos também foram se abrindo, se sentindo felizes em participar do mundo da poesia, livros e músicas.
Semana que vem começamos os trabalhos de oficinas com os alunos do Gonzaguinha! Logo mais vem autores e autoras novas participando deste segundo livro antológico!
Confiram as fotos por Paulo Rams, Ana Fonseca, Ruivo Lopes, Diego Soares e Cássio Wagner.