Cidinha da Silva ministra oficina de elaboração de projetos da Fundação Palmares no CEU Meninos!

oficinacidinha

Nesta terça-feira 22/10, a escritora e representante do escritório da Fundação Cultural Palmares em São Paulo, Cidinha da Silva, em uma parceria com o Coletivo Perifatividade e o CEU Meninos, realizou uma das várias oficinas que está percorrendo as periferias e também cidades de São Paulo para trabalhar em detalhes a elaboração de dois editais da Fundação: o Idéias Criativas e o Imagens da Memória.

O Edital Ideias Criativas é alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra e as inscrições vão até dia 14/11, com valor de R$25 mil reais cada. Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas e serão premiados 38 projetos, onde 18 serão destinados à categoria PESQUISA, PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO (produção artística negra e suas diversas linguagens e expressões como artes visuais, circo, dança, fotografia, música, literatura, e teatro; podendo ter o formato de livro, catálogo, plataformas digitais e poderão ser vinculadas neste formato ou impressas. Também poderão ser inscritos trabalhos para tratamento de acervo histórico e de memória de personalidades negras. Na categoria 2 estão os projetos de ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS E FORMATIVAS com realização de atividades neste caráter com carga horária mínima de 40 horas e fornecimento de certificado aos participantes, com objetivo de suscitar a reflexão política acerca da cultura afro-brasileira, e fornecer qualificação para estas atividades. Poderão ser cursos ou workshops nas áreas de culinária, moda, design, tv, rádio, websites, fotografia, etc.

Já o Edital Imagens da Memória é para produções audiovisuais de média metragem (26min) produzidas para convênios com TV’s educativas. Podem participar pessoas físicas e jurídicas com valor de R$100 mil reais cada . Tem foco em Histórias sobre a escravidão, com foco em depoimentos de anciãos a partir de 80 anos, oriundos de comunidades tradicionais de matriz africana (culturas tradicionais como samba, jongo, batuque de umbigada, batuque paulista, candombe, quilombos, maracatu, congada, terreiros, tambor de crioula, tambor de mina, Festejos de São Benedito, etc), relatando suas memórias vinculadas ao período escravista e à presença negra no Brasil.

Ambas as inscrições devem ser enviadas por Correio (via Sedex) e destinadas ao escritório da Fundação Cultural Palmares, em Brasília.

Foi uma oficina altamente proveitosa, com a presença de trabalhadores do CEU, e militantes culturais do Ipiranga e que realizam ações em cultura negra. A próxima oficina realizada por Cidinha é dia 29/10, as 19hs, na sede da Funarte, na Al. Northmann, 1058 – Campos Elíseos. Confiram as fotos por Paulo Rams, Ana Fonseca e Diego Soares.

DSC_0009DSC_0012 DSC_0013DSC_0015DSC_0018 DSC_0019 DSC_0020 DSC_0021DSC_0023 DSC_0024 DSC_0025 DSC_0026 DSC_0027 DSC_0028 DSC_0029 DSC_0030 DSC_0031 DSC_0032 DSC_0033DSC_0035DSC_0037

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s