Cine Maloca: Diversão e Reflexão para Crianças e Adultos no Parque Bristol!

Domingo, dia 29 de julho, ocorreu no Maloca Espaço Cultural, na região do Parque Bristol (Ipiranga, zona sul de São Paulo) a estreia do “Cine Maloca”, promovido pelo Coletivo Perifatividade, um coletivo cultural que atua há 02 anos nesta região.
A iniciativa é pioneira: levar um projetor e um telão a um espaço até então abandonado, porém que já foi ocupado durante muito tempo por atividades culturais como esta. Vamos explicar: A posse Núcleo Poder e Revolução ocupava este espaço de 2000 a 2008, e realizava milhares de projetos culturais e educacionais, como shows, mutirões de grafite, projetos de educação sexual, entre outros, até que a Prefeitura de São Paulo pediu o espaço com a promessa da construção de uma escola infantil (EMEI). Desocupado em 2008, a escola ficou na promessa e o espaço desde então ficou completamente abandonado e deteriorado.
Dia 08/07/2012, ex-integrantes da posse, integrantes do Coletivo Perifatividade, membros de outros coletivos culturais, associações de bairro, e moradores da comunidade ocuparam culturalmente o Maloca Espaço Cultural, mostrando que a cultura é sim uma necessidade, e a comunidade, especialmente as crianças precisam de atividades que possam dar outro horizonte social, cultural e educacional as suas vidas, já que o poder público na região não oferece gratuitamente. A partir deste dia, já aconteceu a oficina infanto-juvenil de MC’s com Terno, e agora, o Cine Maloca.
Com uma gostosa pipoca e refrigerante, as crianças puderam conferir o filme “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado, especialmente direcionado a elas, e depois um documentário mais dirigido a adolescentes e adultos: “Zumbi Somos Nós”, realizado pelo Coletivo Frente Três de Fevereiro. E mesmo este, algumas crianças assistiram, o que mostra que há sim interesse em estar perto da cultura, coisa que o Coletivo Perifatividade sabe bem nas suas inserções nos Saraus nas Favelas, onde grande parte do público participativo que declama as poesias são as crianças locais.
A sensação que todos tiveram da ação, ao término, foi: NÃO PODEMOS PARAR! É extremamente positiva esta iniciativa, pelas crianças, e por aquela comunidade. Mesmo que sejamos grãozinhos de areia em um mar de uma sociedade cada vez mais individualista, onde não se importa mais com o próximo, não podemos cair. Mesmo sendo menores, a diferença está em cada um de nós fazermos a nossa parte!

Anúncios

2 thoughts on “Cine Maloca: Diversão e Reflexão para Crianças e Adultos no Parque Bristol!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s