A Retomada – Como foi a re-ocupação do Maloca Espaço Cultural!

Dia 08/07, num domingo pela manhã, algumas pessoas tinham uma missão importante. Missão esta que foi em parte impedida pelo mau tempo (em especial a chuva), porém, como ninguém é de açúcar, não impediu a presença – e esta a parte mais importante da história toda. Dia 08/07 foi o primeiro dia da RETOMADA, a re-ocupação do Maloca Espaço Cultural, que é um espaço público (leia-se NOSSO) abandonado, onde aconteciam muitas atividades culturais situado na região do Parque Bristol, mais um bairro da periferia com muito talento localizado e com necessidade de locais culturais como esse para que a comunidade possa deixar florescer e manifestar o seu trabalho. Neste dia, iríamos limpar o local que está bem sujo, capinar o matagal que até então estava muito alto (mas na semana de divulgação nas redes sociais, a prefeitura cortou), retirar e otimizar o entulho que lá está, construindo um palco. Não conseguimos concluir os nossos objetivos de limpeza e retirada de entulhos pelo mau tempo, porém o dia foi importantíssimo na integração, conhecimento, descontração e muito planejamento.

Aproximadamente as 09 horas da manhã, integrantes da AMOPAZ (Associação de Moradores de Vila Cristina e Vila da Paz), do Coletivo Perifatividade; Ruivo Lopes, do Sarau da Ocupação São João; Monge e Juliana, do Sarau do Fórum (SBC), Bastian Tamoio Bantu, Skol, e Banca Tamoio Bantu; integrantes do  Núcleo Poder e Revolução, posse que gerenciava o Maloca Espaço Cultural até 2009, quando a Prefeitura pediu o espaço para a construção de uma EMEI que até hoje ficou só na promessa, e o espaço ficou abandonado até então, ocioso como e depósito de entulhos. Além de todos estes citados, muitas pessoas da comunidade que já estão sabendo e apoiando a iniciativa, que conheciam as atividades que outrora aconteciam, compareceram e planejaram conosco um novo dia para a limpeza e otimização do ambiente.

Hoje, há 02 moradores ocupando também o espaço, totalmente integrados com nossa proposta, inclusive sendo parceiros de nossas atividades e atuando como zeladores, cuidando do espaço como um bem tanto quanto nós.

O espírito coletivo foi genuinamente presente no tempo de permanência de todos nesta re-ocupação, tanto nas conversas quanto no rateio para o almoço, respeitando o paladar de todos os nossos amigos: teve churrasco vegetariano, com milho, batata, berinjela, queijo branco, além de arroz, feijão, linguiça, salada, salsicha, refrigerante e pinga mineira para esquentar os corpos, já que os corações estavam quentes! Muita música embalada aos violões e percussão nos baldes de limpeza deixaram claro que para ter união, não precisa de grandes estruturas, basta ter vontade. Vontade é a chave para a modificação de tudo, essa foi a maior certeza!

Dentre as atividades que irão ocorrer daqui para frente no Maloca Espaço Cultural, destacam-se:

Dia 22/07 – Oficina de MC’s infanto-juvenil – as 14hs. Após a oficina, Sarau Perifatividade nas Favelas, na R. Menino do Engenho – Jd. São Savério.

Dia 29/07 – Cine Maloca – com Coletivo Perifatividade – a partir das 16hs (filmes e documentários infantis e adultos com debates)

Dia 04/08 – Mutirão de Grafitte – com Grafitteiros convidados – as 10hs da manhã (cada graffiteiro com seu material)

Vão acontecer também reuniões periódicas da AMOPAZ, devida a desapropriação que ocorrerá através do Plano Municipal de Habitação, em que no lugar dos barracos que já estão numerados, irá se construir um parque linear.

O Maloca espaço Cultural fica localizado à R. Giácomo Cozzareli, 266 – Parque Bristol.

Confiram as fotos do primeiro dia da RETOMADA, tiradas por Terno Maciel:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s