No domingo, 13/05, três datas especiais eram comemoradas: o Dia das Mães, o Dia da “”Abolição”” dos escravos e o Sarau Perifatividade nas Favelas.
O Coletivo bimestralmente visita alguma comunidade do Fundão do Ipiranga e leva um pouco de cultura, na forma de poesias, música e em especial no domingo uma linda homenagem ao saudoso maestro do Canão Sabotage. A comunidade do Boqueirão foi o último lugar que Sabotage morou antes de falecer. Ainda moram lá sua esposa e filhos Wanderson “Sabotinha” e Thamires, que participou de nosso Sarau cantando “Rap é Compromisso”, além de um funk consciente direcionado às mulheres.
O Sarau Perifatividade nas Favelas tem a parceria da Kombi do Rap, de Liu Mr. que chegou em peso com o casting dos grupos E.S.S.A., Poder de Expressão e o MC Santiago Ronin. Além dos artistas da Kombi, quem marcou presença foi Mamuti Zero Onze, que fez uma bela apresentação na comunidade.
Lews Barbosa, do Tersarau também marcou presença no Boqueirão. Juntamente com JC, os dois ex-integrantes do Potencial 3 mandaram as clássicas e Lews ainda compartilhou algumas de suas muitas poesias no encontro. O ex-morador do Boqueirão, MC Tun Araújo esteve junto com a gente também, relembrando seu período como integrante do Perifatividade. Tun levou a família: sua mãe, sua noiva e sua filhinha, que ainda está por vir.
O Sarau Perifatividade no Boqueirão nos surpreendeu pela participação grande dos moradores: declamando poesias, cartas ou mesmo mandando uma ideia estavam lá, interagindo, participando, apreciando e respeitando a cultura. Coração feliz e dever cumprido foi a sensação em comum de todos que estiveram participando do Sarau no Boqueirão. Só temos a agradecer: comunidade, família Sabotage F.C. Bola, Wanderson, Thamires, Lanchonete Chapa Quente e a tod@s que estavam conosco!
Jardim São Savério, estaremos chegando em julho por aí!
Confira as fotos por Diego Soares, Ana Fonseca e Terno: