Primeiro Sarau Perifatividade nas escolas, na EMEF Olavo Fontoura!

O Coletivo Perifatividade orgulhosamente iniciou o projeto “Perifatividade nas Escolas” nesta quarta-feira, 25/04. A primeira parada foi na EMEF Olavo Fontoura. Recebidos com muito carinho  pelo diretor José Antonio e toda a equipe de professores e funcionários, o Coletivo chegou em peso e ocupou o espaço das duas últimas aulas do período noturno.

Tímidos e resistentes, os alunos aos poucos foram se soltando, embalados pela irreverência de Vinão Alobrasil, porém com ideias fortes vindas do MC, de Terno, Paulo Rams, Ana Fonseca, Claudio Laureatti, Junião e Lews Barbosa. Entre poesias que falavam sobre os jovens e tudo que o rodeia, especialmente em relação à educação, o ponto alto do Sarau foi quando um aluno participou cantando funk, ritmo que atualmente está em grande parte dos ouvidos dos adolescentes e, em seguida, Terno também fez um freestyle ao som do mesmo funk, mostrando que as letras deste ritmo podem ser positivas e edificantes. O improviso rendeu palmas dos alunos.

Outro ponto importante, foi a manifestação dos alunos para declamarem. Dona Fátima, que é aluna do Olavo Fontoura e mãe de Rams, leu Carlos Drummond de Andrade. Dona Fátima tem uma poesia  na primeira Antologia do Coletivo Perifatividade e terá outra na segunda.

Como forma de retribuir o carinho e o respeito pelos educadores, Paulo chamou os professores para a frente do Sarau e ressaltou a importância dos mesmos no processo de educação dos adolescente e disse ainda que na escolas todos aprendem!

E é justamente essa a missão que o Coletivo Perifatividade almeja no “Perifatividade nas Escolas”: além de promover um concurso literário com alunos e professores e publicar a Antologia “Perifatividade nas Escolas” com poemas, textos e ilustrações dos próprios alunos e até mais do que isso, é ensinarmos o pouco que sabemos e aprender com o muito que todas as pessoas integrantes de uma escola sabem!

Confiram mais fotos, por Ana Fonseca e Paulo Rams:

Anúncios

One thought on “Primeiro Sarau Perifatividade nas escolas, na EMEF Olavo Fontoura!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s