Dia 01/04, a correria do Perifatividade foi de verdade!

O dia da mentira foi um dos mais verdadeiros (e corridos) do Perifatividade! Duas missões de grande importância nos aguardavam.

Pela manhã, o Coletivo participou da importantíssima manifestação do Cordão da Mentira, em parceria com a organização Mães de Maio, SARAU LUIS GAMA: PORQUE A ABOLIÇÃO TAMBÉM FOI UMA MENTIRA! A manifestação reuniu coletivos políticos e culturais de diversas tendências, grupos de teatro e agremiações de samba da cidade. E o “Dia da Mentira” não foi escolhido à toa não. Foi justamente por uma mentira: foi no dia 1º de abril de 1964,  o golpe militar que foi comemorado por 21 anos no dia 31 de março para disfarçar que não era mentira.

Foi bonito de ver que vários jovens se identificavam com o massacre da ditadura de ontem (porque a de hoje tem outro formato, mas continua firme e forte), unidos em prol da luta pela verdade e justiça com militantes de ontem, como José Luiz Del Roio, do Comitê Paulista pela Memória Verdade e Justiça. Neste espaço aqui, você pode conferir o discurso de Del Roio.

Também foi lembradas as mortes de jovens injustamente pela ação da polícia na época dos ataques do PCC, em 2005, além da família do jovem Henrique Barbosa da Silva, de 18 anos, morto injustamente por policiais e ainda incriminado, tendo uma arma colocada em sua mão pelos mesmos. É a “democradura” brasileira, a ditadura do século 21. Veja o momento em que a família de Henrique fala aqui.

O Coletivo Perifatividade atuou e se sentiu orgulhoso de participar de um evento como este. Depois do Sarau, que reuniu vários poetas, não só o Perifatividade, o Cordão da Mentira fez um cortejo especial em vários pontos específicos das amargas lembranças da ditadura: antigo prédio da Faculdade de Filosofia da USP, na rua Maria Antônia, sede da TFP, elevado Costa e Silva, sede da Folha de S. Paulo e antiga sede do DOPS, com marchinhas e sambas de letras que falam justamente sobre este momento. Confiram os sambas “Quem torturou o Zé?“, “Frevo da Falha” e “Silêncio no Bixiga“, por Beth Carvalho. Além disso, os integrantes modificaram os nomes das ruas nas placas, colocando informação e protesto de forma direta – impossível não olhar! (crédito das fotos placa e Mães de Maio: Jesus Carlos, da Caros Amigos).

Vários veículos de imprensa noticiaram esta manifestação. Confira nos nomes dos veículos, a cobertura completa: Caros Amigos, Correio do Brasil, Carta Capital e Passa Palavra. Confiram as fotos por Terno e Paulo Rams:

Logo depois, o Coletivo se dirigiu à Praça do Chafariz, em São Caetano do Sul para representar na Kombi do Rap, projeto do Mc Liu Mr. Juntamente com o Sarau da Quebrada, o Coletivo fez uma apresentação inicialmente sem microfone e depois com o uso do “instrumento de trabalho” de poetas e principalmente de MC’s. Falando neles, vários grupos e artistas de Rap se apresentaram na Kombi: D’Grand’Estilo, Mandamentos, Arnaldo Tifu foram alguns dos representantes do Rap na Kombi. Abaixo, podemos ver como foi cheio o evento de Liu.

4 thoughts on “Dia 01/04, a correria do Perifatividade foi de verdade!

  1. Olá,

    Neste dia eu fiz uma performance na Rua Fortunato e por um acaso a passeata passou ali e fez todo sentido para o que eu estava fazendo.

    Tiraram muitas fotos e filmaram e gostaria de saber se vocês possuem esses registros.

    Se sim, por favor me contatem, são registros importantes para mim.

    Obrigada!

    Gostar

    1. Olá Dani:
      Os registros que temos são estes que estão no blog. Infelizmente não pudemos ficar até o fim, então acredito que não tenhamos tirado fotos da sua performance.
      Att,
      Ana Fonseca
      Assessoria & Comunicação – Coletivo Perifatividade

      Gostar

Deixe um comentário