Praticar a cultura, como todos sabemos, é um ato que não pode se restringir a espaços como casas noturnas, bares, ou mesmo equipamentos públicos abertos à população.
Uma prova do valor e da abrangência que a cultura pode atingir foi a presença do Coletivo Perifatividade no abrigo Raio de Sol, no bairro do Heliópolis, que é mantido pela ONG UNAS em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
O local ganhou um dia especial: além da presença do Sarau, foram convidados dois outros trabalhadores e lutadores da cultura: o MC Don Cafuzo e o ator, diretor e poeta Emerson Alcalde.
Cafuzo sabe bem a realidade de um abrigo e dos educandos que lá estão. O MC também já foi um deles, passando pela Fundação Casa, CRECA’s e abrigos. A sua presença neste dia foi fundamental para todos os adolescentes que moram naquele local. Cafuzo trocou ideias sobre esta passagem de sua vida, aconselhando e criando uma identificação mais que instantânea com a realidade daqueles meninos e meninas.
O que Don Cafuzo não esperava é que já era “famoso” no abrigo antes mesmo de ter pisado lá: a faixa “Liberdade Assitida“, no qual Don Cafuzo canta acompanhado de Base Mc, Raphão Alaafin e James Bantu era executada quase que diariamente dentro da casa, e os jovens já haviam decorado a canção, e cantaram em coro com Don Cafuzo. A faixa faz parte do “Projeto Mapeamentos: Hip-Hop por São Paulo“, de idealização de Base Mc, Raphão Alaafin e Ana Fonseca e assessoria de imprensa da produtora Massala Diversidade Cultural.
Seguinte à música, quem entrou literalmente em cena foi Emerson Alcalde. Diretor da Cia. Teatral Extremos Atos, Alcalde conquistou os adolescentes com a peça “O boneco do Marcinho”, na qual um boneco relata o dia a dia de seu dono, o Marcinho. Não teve quem não riu, se emocionou e se encantou com a performance de Alcalde, ator há praticamente 8 anos.
Sorrisos. Pessoas felizes. Por um momento aliviando as duras penas que a vida os coloca, mesmo tão novos. Tanto o Coletivo Perifatividade quanto os convidados saíram realizados, sabendo que estão no caminho certo de seus propósitos, e que mais uma missão está cumprida.
Confiram o som “Liberdade Assistida”, de MC Don Cafuzo, Base MC, Raphão Alaafin e James Bantu para o Projeto Mapeamentos: Hip-Hop por São Paulo”
AE KD A MINHA FOTO ?
GostarGostar