Veja como foi o Sarau Perifatividade no Abrigo Raio de Sol (Heliópolis)!

Praticar a cultura, como todos sabemos, é um ato que não pode se restringir a espaços como casas noturnas, bares, ou mesmo equipamentos públicos abertos à população.

Uma prova do valor e da abrangência que a cultura pode atingir foi a presença do Coletivo Perifatividade no abrigo Raio de Sol, no bairro do Heliópolis, que é mantido pela ONG UNAS em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

O local ganhou um dia especial: além da presença do Sarau, foram convidados dois outros trabalhadores e lutadores da cultura: o MC Don Cafuzo e o ator, diretor e poeta Emerson Alcalde.

Cafuzo sabe bem a realidade de um abrigo e dos educandos que lá estão. O MC também já foi um deles, passando pela Fundação Casa, CRECA’s e abrigos. A sua presença neste dia foi fundamental para todos os adolescentes que moram naquele local. Cafuzo trocou ideias sobre esta passagem de sua vida, aconselhando e criando uma identificação mais que instantânea com a realidade daqueles meninos e meninas.

O que Don Cafuzo não esperava é que já era “famoso” no abrigo antes mesmo de ter pisado lá: a faixa “Liberdade Assitida“, no qual Don Cafuzo canta acompanhado de Base Mc, Raphão Alaafin e James Bantu era executada quase que diariamente dentro da casa, e os jovens já haviam decorado a canção, e cantaram em coro com Don Cafuzo. A faixa faz parte do “Projeto Mapeamentos: Hip-Hop por São Paulo“, de idealização de Base Mc, Raphão Alaafin e Ana Fonseca e assessoria de imprensa da produtora Massala Diversidade Cultural.

Seguinte à música, quem entrou literalmente em cena foi Emerson Alcalde. Diretor da Cia. Teatral Extremos Atos, Alcalde conquistou os adolescentes com a peça “O boneco do Marcinho”, na qual um boneco relata o dia a dia de seu dono, o Marcinho. Não teve quem não riu, se emocionou e se encantou com a performance de Alcalde, ator há praticamente 8 anos.

Sorrisos. Pessoas felizes. Por um momento aliviando as duras penas que a vida os coloca, mesmo tão novos. Tanto o Coletivo Perifatividade quanto os convidados saíram realizados, sabendo que estão no caminho certo de seus propósitos, e que mais uma missão está cumprida.

Confiram o som “Liberdade Assistida”, de MC Don Cafuzo, Base MC, Raphão Alaafin e James Bantu para o Projeto Mapeamentos: Hip-Hop por São Paulo”

Anúncios

One thought on “Veja como foi o Sarau Perifatividade no Abrigo Raio de Sol (Heliópolis)!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s